O governo britânico confirmou na quarta-feira que o teste de lançamento de um míssil Trident desarmado de um submarino da Marinha Real no mês passado falhou, levantando questões sobre o estado da capacidade de dissuasão nuclear da Grã-Bretanha. Foi o segundo mau funcionamento consecutivo de tal lançamento, ocorrendo quase oito anos depois de outro Trident ter saído do curso no mar, um incidente que na época atraiu críticas sobre a falha do governo em divulgá-lo. Desta vez, também, o lançamento fracassado foi relatado pela primeira vez não pelo Ministério da Defesa, mas por um tablóide londrino, The Sun, que disse que os propulsores do míssil falharam e ele caiu na água não muito longe do submarino, o HMS Vanguard, que acabara de saiu de uma reforma de sete anos. “Não há implicações para a confiabilidade dos sistemas e estoques mais amplos de mísseis Trident”, escreveu Shapps. “Também não há quaisquer implicações para a nossa capacidade de disparar as nossas armas nucleares, caso surjam circunstâncias em que precisemos de o fazer.”
@VOTA2 anos2Y
Como é que o fracasso de um sistema de defesa tão crítico molda a sua confiança nas capacidades militares e na tomada de decisões do seu país?
@VOTA2 anos2Y
O conhecimento de repetidos fracassos em testes de armas nucleares afetaria a sua opinião sobre a política de dissuasão nuclear do seu país?
Participe de conversas mais populares.